Tarot of the Cat People

Tarot of the Cat People, por Karen Kuykendall – U.S. Games

Arte

Neste Tarot ricamente ilustrado, os gatos acompanham as personagens humanas, tanto em sua forma felina quanto como detalhes nos objetos e imagens de fundo. A padronagem das roupas dos personagens lembra um pouco do trabalho de Gustav Klimt, mas essa característica não se encontra nos traços dos personagens. As cores são maravilhosas e ele é todo bem ilustrado.

Além de gatos domésticos, aparecem também felinos selvagens nesse Tarot – acompanhando as cartas da corte dos arcanos menores e em alguns arcanos maiores também.  Tigres para copas, Onças para Ouros, Panteras Negras para Espadas e Linces para Paus. O Leão é visto no arcano maior o Sol, representando o próprio.

Simbologia

Arcanos Maiores: Alguns arcanos maiores são bastante fiéis a simbologia clássica. Todos eles, de alguma forma, conseguem transmitir o contexto geral do significado da carta – mas a simbologia, em alguns arcanos foi distorcida ou omitida. Parece preciosismo, porém essas distorções e omissões alteram o verdadeiro significado da carta.

Na carta da Sacerdotisa, não encontramos os livros ou chaves, e nem ela – nem o Imperador, nem a Imperatriz – encontram-se sentados em seus tronos. Faltam os escudos nessas duas últimas cartas, e os símbolos de fertilidade que geralmente se encontram aos pés da imperatriz (frutas, fartura).  No Papa, faltam as colunas e as pessoas de costas. A carta dos Enamorados encontra-se bastante distorcida, pois retrata um casal, em vez de um jovem entre duas mulheres. Falta também a imagem do anjo com o arco e flecha.

A Roda da Fortuna também tem seu simbolismo bastante deturpado, pois não encontramos nenhum elemento clássico deste Arcano – a Roda aqui na verdade é um disco no colo de uma pessoa. Na carta da força, opções bizarras e curiosas. Essa carta tradicionalmente retrata uma jovem segurando as mandíbulas de um leão. Pois não só o leão não foi utilizado, mas trocado por uma onça, como a jovem encontra-se montada no felino. Também falta o símbolo do infinito. Na carta do Diabo falta o casal acorrentado ao mesmo, na Estrela a mulher não está nua, e faltam os clássicos vasos derramando – um na água, outro na terra.  Na carta da Lua, faltam as torres, o lago, o crustáceo – além dos dois cães que guardam as colunas. No Sol não vemos o muro, e em vez de um casal de jovens ou crianças, vemos adultos. No Julgamento, faltam as lápides e o anjo da anunciação, e finalmente, em o Mundo, a mulher está vestida em vez de semi nua, faltam os bastões, a guirlanda e os quatro elementos a sua volta.

Arcanos Menores: A primeira coisa que chama atenção é a paleta de cores escolhida para cada naipe, totalmente desassociada aos elementos que estes respresentam. Chama muito a atenção porque, neste baralho, cada naipe tem uma paleta bem definida. No Naipe de Paus, associado ao elemento Fogo, predominam os tons esverdeados. No de Copas, associado a Água, são tons amarelos e terrosos. o Naipe de Espadas, associado ao Ar, oscila entre predominância de bege e de preto. E o naipe de Ouros, associado ao elemento Terra, até apresenta predominância de marrons e tons quentes em algumas cartas, mas logo os azuis e roxos passam a dominar.

Na simbologia das cartas, os naipes de Ouros e de Copas são bem fiéis em retratar as situações representadas por cada arcano. Já nos naipes de Espadas, e em menor grau, no de Paus, as situações são retratadas de forma meio repetitiva, o que não teria ocorrido se as ilustrações seguissem as idéias apresentadas no Rider Waite (que deu origem a linha de Tarots com os Arcanos Menores com situações ilustradas).

Anúncios

4 comentários sobre “Tarot of the Cat People

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s