22 Arcani “Gatti”

22 Arcani “Gatti” , por Osvaldo Menegazzi – Il Meneghello

Arte

Este mini Tarot é muito fofo. O tamanho das cartas é de 7X5 cm  e a apresentação é toda artesanal. Fabricado na Italia, a embalagem é feita a mão, parecendo um mini livro de capa dura. O fundo é marmorizado e a imagem é a carta do Louco (Il Matto) colada na capa. Você fecha a embalagem com um top de fita mimosa.

Dentro encontramos 22 lâminas desenhadas a bico de pena, tinta preta impressa em papel creme. Os desenhos em geral são bonitos e o aspecto do baralho é coerente. Entretanto, a carta da Lua parece fugir do contexto por apresentar um traço mais “cartoon” que os demais. Infelizmente, nas cartas da Imperatriz e Roda da Fortuna, os gatos tem olhos demasiadamente próximos – erro comum nos desenhos de felinos a mão livre – e na carta da Sacerdotisa a proporção da cabeça do felino parecer exagerada em relação ao corpo.

Embora os gatos apareçam protagonizando as situações, no máximo portam adereços ou objetos, mas não se tratam de gatos antropomorfizados.

Simbologia

Este Tarot possui apenas os 22 Arcanos Maiores, portanto não o utilizo em consultas, por ser incompleto. Ainda assim, acho interessante observar a simbologia empregada nas ilustrações dos Arcanos.  Embora nenhuma das cartas traga a totalidade da simbologia presente nas representações clássicas, a maioria das lâminas conserva os símbolos que mais caracterizam o Arcano, exceções feitas à carta da Força, que retrata um gato prendendo um ratinho pela cauda, e a do Enforcado, onde quem está pendurado é um peixe,  não o protagonista da situação.

Anúncios

2 comentários sobre “22 Arcani “Gatti”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s