Nefertari’s Tarot

Nefertari’s Tarot, por P. Alligo & S. Alasia – Lo Scarabeo

Ontem chegou meu Tarot novo – encomenda da Amazon. Fiquei impressionada ao abrir a caixa e manusear as lâminas, maravilhosas, poderosas, lindas e bem acabadas. Aliás, o excelente acabamento é visível em todos os tarôs publicados pela Lo Scarabeo.

Eu estava atrás de um Tarot com temática egípcia, por que o Egito Antigo é outra de minhas grandes paixões. Eu já possuia o Egipcios Kier Tarot; entretanto, ele possui uma proposta que afasta-se muito da simbologia clássica e dilui até mesmo a estrutura  original (simplesmente não existe divisão entre arcanos maiores e menores, naipes e cartas da corte).

Assim, comecei a procurar um baralho que se aproximasse mais da simbologia original, e que também me agradasse esteticamente. Após analisar as lâminas de variados baralhos com temática egípcia, acabei optando por este. Queria um  Tarot para jogar, não apenas para fazer parte de minha coleção (o que acaba ocorrendo com decks que não são tão fiéis na simbologia, mas que são muito bonitos ou com uma temática interessante).

Gosto de trabalhar com Tarots que se aproximem de uma simbologia clássica porque, como diz Nei Naiff, “Tarô é Tarô”. O Tarot tem uma estrutura e simbologia próprias, e uma vez que você adquire estes conhecimentos, pode aplicá-lo em qualquer baralho. Entretanto, um baralho que conserve a simbologia original, ao meu ver, sempre sintoniza melhor com os significados próprios do Tarot. Acho estranho fazer a leitura de uma carta remetendo a uma simbologia quando nada disso está presente pictoricamente no Arcano. Como também utilizo o processo intuitivo, as imagens ajudam-me a sintonizar com a leitura; se são imagens muito distantes do sentido clássico, elas acabarão me levando a outro tipo de interpretação do que a original dessa ferramenta.

Arte

As lâminas são maravilhosas: borda preta e fundo laminado em dourado, com textura, dando a impressão de escovado. As ilustrações de Silvana Alasia são maravilhosas, muito bem executadas, lembrando muito as ilustrações egípcias de pergaminhos. A escolha de cores é fantástica, assim como a técnica de pintura, onde algumas áreas são “gastas”, dando a impressão de algo antigo. O design da lâmina não é o ponto forte (tipografia e diagramação), e o verso da carta deixa muito a desejar. Mas a beleza das ilustrações e da impressão compensa tudo.

Simbologia

Os Arcanos Maiores retratam a simbologia clássica adaptada para situações do cotidiano do Egito Antigo, ou de sua mitologia. A grande maioria das cartas aproxima-se muito da simbologia original, exceto a carta do Enforcado onde não encontramos o personagem suspenso de cabeça para baixo. Ainda assim, a ilustração traz a sugestão de contenção, paralisação, próprios deste Arcano. Os Arcanos Menores apresentam uma releitura bem adaptada das situações que retratam seus significados.

Anúncios

3 comentários sobre “Nefertari’s Tarot

  1. sou sacerdote e tarologo,e encontrei nestas laminas uma energia fantastica e dignas daquelas que sãi merecedoras e com a luz precisa para manusea-las.
    estaremos no evento do santander.
    até
    irmao nilo do egito sacerdote do templo igla ônilica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s