Tarot of White Cats

Tarot of White Cats , por Severino Baraldi – Lo Scarabeo / Llewellyn

Arte

No geral é um Tarot bonito, leve, com uma boa diagramação e uma paleta de cores bastante harmônica. A moldura das lâminas é muito legal, pois simula gatinhos entalhados em madeira dourada. Entretanto, nota-se uma preguiça generalizada das editoras em investir em um verso decente para as lâminas… Parecem não levar em consideração que o verso é justamente a primeira coisa que as pessoas vêem durante o jogo, e, dependendo da configuração, fica bastante tempo exposto. O verso desse Tarot é horrível e sem critério: é a imagem do Ás de Copas duplicada e invertida, com um fundo azul que absolutamente não dialoga com a arte das lâminas, nem em cor, nem em técnica.

Quanto aos gatos, são representados antropomorficamente. A maioria das ilustrações é muito bem executada, entretanto algumas delas são realmente decepcionantes. Preguiça de refazer? Falta de critério? Realmente fica difícil avaliar, pois a maioria das imagens é bem desenhada. Entre as bizarrices presentes nas ilustrações mal feitas: falta de proporção, olhos demasiadamente próximos ou afastados, caras que mais parecem de ratos do que de gatos, mas o pior de tudo mesmo é a carta do Louco, que traz um cachorro no lugar do gato! Mais uma vez me pergunto: por que estragar assim o Tarot? É uma representação completamente desnecessária e fora de contexto. Entre as outras cartas que considero as mais mal desenhadas: a Força (representação estranha do Arcano, além da falta de proporção absurda entre o gato e o leão), Ás de Copas (o gato parece um rato), Rei e Rainha de Paus (gatos feios), Rainha e Cavaleiro do Copas, Rei, Rainha e  Ás de Espadas, Rei e Sete de Ouros (erros grotescos de proporção na face felina). Este Tarot tem várias outras ilustrações com gatos meio feios também, mas que no geral não me incomodam tanto. É uma lástima, pois a presença dessas cartas mal desenhadas me tira um pouco a vontade de usar o Tarot, que em geral é bonito e trabalha muito bem a simbologia.

Simbologia

Este Tarot segue muito fielmente a simbologia presente no Tarot de Rider – Waite. Todos os símbolos essenciais estão lá, tanto nos Arcanos Maiores quanto nos Arcanos Menores. Exceções as cartas do Louco, pois é totalmente desnecessário dentro do contexto que o cachorro assuma o lugar do gato; e da Força, pois retrata um gato minúsculo dentro da boca de um leão (embora em ambos casos, o sentido geral da carta esteja bem representado).

Anúncios

2 comentários sobre “Tarot of White Cats

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s