V Circuito Nacional de Astrologia



O Circuito Nacional de Astrologia é uma iniciativa da Central Nacional de Astrologia, e encontra-se atualmente em sua quinta edição. Com o objetivo de fomentar e estimular o diálogo entre os astrólogos, assim como disseminar a astrologia para o público leigo, os Circuitos são realizados em datas próximas em diversas capitais brasileiras e a entrada é totalmente gratuita. Como a proposta é de um grande evento nacional, a cada Circuito é eleito um tema para nortear as palestras, tema este que é trabalhado e adaptado conforme as características locais. Assim, temos uma diversidade de palestras e mesas redondas dialogando sobre astrologia, em torno de um foco comum, de Norte a Sul do país.

Diante da entrada do planeta Urano no signo de Áries, que certamente evidenciará no coletivo questões como grau de liberdade e individualismo, o tema eleito para V Circuito é “Astrologia: Destino e Livre Arbítrio”. Assim, a abordagem destas questões e seus desdobramentos dentro da prática astrológica é evidentemente correlato e coerente com as atuais configurações celestes.

Convidamos a todos a prestigiarem este evento. O V Circuito abordará relevantes questões dos tempos atuais sob a ótica da Astrologia, aumentando a compreensão sobre esse momento especial que estamos vivendo.

Giane Portal
Diretora Social da Central Nacional de Astrologia

Confira a Programação:

Astrologia, Destino e Livre Arbítrio
ENTRADA FRANCA

________________________________________

Bahia

Data: 10 de julho de 2010
Local: Biblioteca Pública do Estado da BA -Rua General Labatut, 27. Barris.

Oferecemos 150 vagas. O evento é aberto e gratuito e a inscrição será feita no dia, por ordem de chegada.

10h00 – Apresentação da CNA – Central Nacional de Astrologia
Gicele Alakija – Coordenadora da CNA Regional Bahia
Viviane de Santana – Coordenadora Adjunta da CNA Regional Bahia

10h20 – “O CÉU QUE NOS PROTEGE” O campo das escolhas possíveis do nosso destino. Todos nós nascemos e vamos um dia morrer; este é nosso destino compartilhado. A humanidade e toda a Natureza a nossa volta obedece claramente a esta infindável lei do ciclo de nascimento e morte.  Entre estes dois marcos, se estende nossa existência e tudo que dela fazemos. A Astrologia ao olhar para o “Céu que nos protege” nos revela o campo possível do nosso livre-arbítrio e seu limite. Assim nossas escolhas ganham significado.
Palestrante: Maurice Jacoel. Presidente da CNA, Central Nacional de Astrologia (gestão 2009-2010), Filósofo (USP).

11h05 – OS DOZE PORTAIS DE CONSCIÊNCIA.  A jornada astrológica, níveis de percepção e uso do livre arbítrio. Escolhas, contextos e oportunidades de desenvolvimento da Consciência.
Palestrante: Denise Dinigre. Terapeuta Holística e Astróloga.

11h50 – Sorteio de brindes e Almoço

13h45 – O DESTINO E O LIVRE ARBÍTRIO NA ASTROLOGIA VOCACIONAL. Na Astrologia Vocacional podemos perceber que as energias recebidas das estrelas marcam o nosso destino. A análise do mapa natal ajuda o indivíduo a delinear o seu caminho.
Palestrante: Maria Izabel Campos Madureira. Pedagoga e Astróloga Vocacional

14h30 – DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO: DO RELIGIOSO À PSICANÁLISE. A idéia de destino está figurada em várias religiões, mas a psicanálise tenta encontrar a sua razão naquilo que é desrazão.
Palestrante: Maria Eunice Santos. Psicanalista

15h15: Intervalo

15h30 – DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO ATRAVÉS DE SATURNO NO MAPA ASTROLÓGICO. Conhecer a manifestação do “senhor do karma”, com os limites que ele nos impõe, nos trará sempre mais oportunidades de exercitarmos nossa liberdade de escolha.
Palestrante: Gicele Alakija. Psicóloga, Astróloga, Coordenadora da CNA Regional Bahia

16h15 às 17h: Espaço aberto ao público para perguntas

________________________________________

Ceará

Data: 29 de maio de 2010
Local: Auditório do IPREDE – Rua: Professor Carlos Lobo, 15- Cidade dos Funcionários

Entrada: Alimentos para doar ao IPREDE – Instituto de Prev. à Desnutrição e a Excepcionalidade
14:00 – Abertura do Evento- Coordenadoras da CNA Regional Ceará
Andréa Maluf – Coordenadora da Regional Ceará
Roxane Sales- Coordenadora Adjunta Regional Ceará

14:05 –  O DESTINO ESCRITO COM AS ESTRELAS: A FILOSOFIA NEO-PLATÔNICA – Guy Taillade
Astrólogo de origem francesa, é formado  pela Universidade de Paris (Sorbonne), em Letras Modernas , língua portuguesa e culturas lusófonas. Está radicado no Brasil, em Fortaleza desde 1993.

14:35 – A TECNOLOGIA NA ERA DE AQUÁRIO – André Dantas
Astrólogo,  Psicológo Junguiano em Fortaleza, coordenador de seminários em Psicologia Junguiana, atua na Clínica Individual e na Área Social no Centro de Referência da Assistência Social.

15:05 – CICLOS DA VIDA : DAS MUDANÇAS SUBJETIVAS ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.  Clarissa Maia
astróloga, estudante de Psicologia e escritora do blog astrológico Sincronia Astral.

15:35 –  Intervalo- Coffee Break

15:45 – LIVRE ARBÍTRIO: UM CRIME CONTRA O DESTINO? –  Luiz Roberto Delvaux
Astrólogo e psicanalista.”

16:15  – PREVISÕES: A TÉCNICA DA REVOLUÇÃO SOLAR – Andréa Maluf
Farmacêutica, Astróloga Profissional filiada à ABA, Coordenadora da CNA Regional Ceará,  facilitadora  das “ Noites Astrológicas”, realizadas no Centro Cultural Dragão do Mar e do GEAP (Grupo de Estudo e Pesquisas Astrológicas).

16: 45 – “PORÕES DA CASA XII-  A ARTE E SUAS  POSSIBILIDADES CRIATIVAS” – Roxane Sales
Psicóloga de Abordagem Junguiana é coordenadora Adjunta da Regional Ceará, arteterapeuta, e astróloga.

17:15 – MESA REDONDA – “ ASTROLOGIA “ DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO” –  Mediador: Roxane Sales – Integrantes: Guy Taillade, André Dantas, Clarissa Maia, Luiz Roberto, Andréa Maluf.

17:45 – Encerramento
________________________________________

Distrito Federal

Data: 29 de maio de 2010
Local: LBV – 916 Sul (Auditório Austregésilo de Athayde – 1o andar)

9h30 – Abertura do auditório, inscrições e abertura do evento – Ana C.

10h00 – O CARMA NO MAPA ASTROLÓGICO – Palestrante: Evêncio Mendes
Os ciclos evolutivos de Kali a Satya Yuga, a criação segundo Maharishi Parasara sabio de 3 mil anos AC. O karma , sua formaçao e origem. O karma e livre arbitrio no mapa astrologico védico.

10h45 – A LIBERDADE DESTINADA DOS HEROIS – Palestrante: Eduardo Loureiro Júnior
A simples e óbvia verdade sobre destino e livre arbítrio. Como identificar, num mapa astral, se o indivíduo está mais propenso ao destino ou ao livre arbítrio. Apresentação de casos de Astrodramaturgia, mostrando como o livre-arbítrio e o destino se manifestam em mitos, livros, filmes e contos de fadas.

11h15 – PROJETO SEMEAR, com Alexey Dodsworth
Apresentação do Projeto Semear, da Central Nacional de Astrologia

11h30 – Intervalo

11h40 – REFLEXÕES ASTROLÓGICAS SOBRE A PREDETERMINAÇÃO E O NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO – Palestrante: Magali Suchy
A chamada predestinação é algo que exige uma maior reflexão por parte do astrólogo, uma vez que os eventos seguem, sem sombra de dúvida, uma ordem previsível. Mas é nossa ressonância pessoal que determina como reagimos a esses eventos. A ideia central a ser trabalhada é a de que nós é que passamos pelos eventos, e não o contrário, mudando dramaticamente esse antigo paradigma.

12h15 – Intervalo para almoço

13h45 – Apresentação musical – Beth Ossege e Grupo Orquestra de Flautas

PAINÉIS E DEBATE

14h00 – Apresentação dos componentes da mesa redonda e regras

14h15 – UM OLHAR IMPLACÁVEL SOBRE A LIBERDADE – Oscar Quiroga
Liberdade é um conceito com o qual nós, humanos, enchemos a boca e do qual nos gabamos. Porém, sob um olhar implacável, não é difícil constatar o quanto chamamos de livres algumas questões que não o são. Destino é necessidade, liberdade é escolha, porém, quantas de nossas escolhas são realmente livres? Onde está a verdadeira liberdade, ou quando a mesma acontece? Esta é a pergunta crucial.

14h45 – ASTROLOGIA, ARBÍTRIO E DESTINO EM SANTO AGOSTINHO – Alexey Dodsworth
Durante um longo período de sua vida, Agostinho de Hipona – mais conhecido como Santo Agostinho – foi não apenas um estudioso da Astrologia, como também seu praticante, tendo-a abandonado após uma crise específica a ser abordada nesta palestra. Além disso, Santo Agostinho é também o inaugurador do conceito de livre-arbítrio, pretendendo explicar – através deste conceito – o problema do Mal.

15h15 – AS CONSEQUÊNCIAS PARA O CONCEITO DE LIBERDADE A PARTIR DE UM CRISTOCENTRISMO EM DETRIMENTO DA IDEIA DE UM DEUS TRINITÁRIO – Frei Vicente Bohne (Igreja Santo Antônio-DF)
As religiões, com suas linguagens obrigatoriamente míticas, seguem a evolução da consciência humana. Nos últimos 4 milênios esta consciência se confrontou com o crescente conhecimento do ser humano enquanto indivíduo. Surgem (ciência) os primeiros sinais de uma mudança paradigmática onde a ciência começa colocar as conquistas individuais no seu contexto de universo.

15h45 – ENTRE LIBERTÁRIOS E FATALISTAS: UM EXERCÍCIO DE ENGENHARIA CONCEITUAL – Agnaldo Portugal (Depart. Filosofia da Univ. de Brasília-UnB)
A questão acerca da relação entre liberdade e destino na vida humana pode ser colocada ao modo de uma “engenharia conceitual”, na qual a admissão de uma ideia leva a considerar outra como consequência, mas que talvez não seja tão aceitável.

16h15 – O CÉU QUE NOS PROTEGE – Palestrante: Maurice Jacoel
Todos nós nascemos e um dia vamos morrer, esse é o nosso destino compartilhado. A humanidade e toda a Natureza à nossa volta obedecem claramente a essa infindável lei do ciclo de nascimento e morte. Entre esses dois marcos, estende-se nossa existência e tudo o que dela fazemos. A Astrologia, ao olhar para o “Céu que nos protege” nos revela o campo possível do nosso livre-arbítrio e seu limite. Assim, nossas escolhas ganham significado.

16h45 – Mesa Redonda – Mediador: Maurice Jacoel -Integrantes: Alexey Dodsworth, Frei Vicente e Oscar Quiroga

17h45 – Abertura para a participação do público

18h45 – Encerramento

________________________________________

Paraná

Data: 12 de junho de 2010
Local: Unibem – Faculdades Integradas Espírita
Rua Tobias de Macedo Júnior, 333 – Santo Inácio – Curitiba – PR

Evento gratuito, aberto ao público.  Pedimos 1 kg de alimento não perecível para doação.

14:00h – Abertura do auditório/inscrições

14:30h – Apresentação do evento e da CNA. – Aline Alvarenga e Adriane Fayet ( conselheira da CNA e coordenadora da CNA/PR)

15:00  – AS ESCOLHAS, AS ARMADILHAS E O CAMINHO. – Adriane Fayet
Sobre as escolhas, a liberdade e o destino no mapa natal.

15:35  – DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO, SERÃO EXCLUDENTES? – Vera Jucá

16:10  – LUZES DA VIDA – Witold Mikoszewski
Sobre os princípios do Sol e da Lua segundo os estudos neo-platônicos – hermetistas .

16:50 – Café

17:30 – OS MODELOS DE CAOS E COSMOS EM ASTROLOGIA. – Carlos Fini
A complexidade discutindo destino e livre-arbítrio humano

18:10  – Debate mediado por Aline Alvarenga.

19:00  – Encerramento

________________________________________

Rio de Janeiro

Data:  12 de junho de 2010
Hotel Atlântico Copacabana – Salão Imperial
Endereço:Rua Siqueira Campos 90Copacabana (Esquina de R. Siqueira Campos   perto do Metrô)

Entrada Franca. Pede-se levar uma lata de leite em pó.

10:30 – Abertura

11:00 –  A QUADRATURA QUE NOS ATROPELA  – Fernando Fernandes
A quadratura T formada por Saturno Plutão Urano e Júpiter é o grande fato astrológico do momento com forte impacto em nossas vidas pessoais. Não há como fugir: ou saímos voluntariamente da zona de conforto ou seremos atropelados pelos fatos.

12:00 – Intervalo – Almoço.

13:30 – A ASTROLOGIA COMO FERRAMENTA EM PROL DO LIVRE ARBÍTRIO -Vanessa Tuleski
O livre arbítrio só pode ser exercido com conhecimento. Quem não conhece não tem possibilidade de escolha, isto é, de exercer o livre arbítrio.

14:30 –  AS ESTRELAS NO MAPA DE CHICO XAVIER E SEU “DESTINO” NA PSICOGRAFIA – Carlos Hollanda

15:30 – Intervalo

16:00 – REFLEXÕES ASTROLÓGICAS SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA – Dimitri Camiloto

17:00 – ASTROLOGIA HORÁRIA MEDIEVAL – Rodolfo Veronese
Baseado nos princípios de Masha`Allah astrólogo judeu do século IX d.c.

18:00 – Debate Final

18:30 – Encerramento.

________________________________________

Rio Grande do Sul

Data: 29 de maio de 2010
Local: Santander Cultural – Sete de Setembro, 1028 – Centro.

11h00 – Abertura

11h15 – JÚPITER E URANO EM ÁRIES: AS METAMORFOSES. – Vanessa Paim, Ana Maria Rodolphi e Fabiana Pizetta.

12h45 Almoço

14h00 – OS CICLOS DOS PLANETAS EXTERIORES E AS MARÉS SOCIAIS. – Elias Mendes.

15h00 – A ENTRADA DE URANO EM ÁRIES E OS RELACIONAMENTOS – Giane Portal.

16h00 – CORAÇÃO DE LUTO: TRAGÉDIA E CATARSE NA CANÇÃO BRASILEIRA. – Nivaldo Pereira.

17h00 – ASTROLOGIA CÁRMICA. – Dudi Rios.

________________________________________

Santa Catarina

Dia 5 de junho de 2010
Local: Eco Village Hotel, na Praia Mole
Estrada Geral da Barra da Lagoa, 2001

9 hs – PREVISÕES ASTROLÓGICAS EM TEMPOS MODERNOS: ÉTICA E POSSIBILIDADES com Gil Stefani

10 hs – MOIRA, PARCAS, KARMA OU PREDISPOSIÇÃO HEREDITÁRIA? PLUTÃO E A RODA DA VIDA com Dani Rossi

11 hs – Mesa Redonda com todos palestrantes

12 hs – Intervalo para almoço

14 hs – LIVRE-ARBITRIO: HUMANO, DEMASIADO HUMANO com Ana Bednarski

15 hs – OS CICLOS DOS PLANETAS EXTERIORES E AS MARÉS SOCIAIS com Elias Mendes

16 hs – ASTROLOGIA  AJUDANDO A ENFRENTAR NOSSAS CRISES  PESSOAIS com Gerson Müller

17 hs – DESTINO E LIVRE ARBITRIO NO MAPA PESSOAL com Lydia Vainer

________________________________________

São Paulo

Data: 22 de maio de 2010
Local: Livraria Cultura do Shopping Bourbon

10:30h – Abertura do auditório/inscrições

10:45h – Apresentação da CNA e do evento

Titi Vidal e Patricia Valente (coordenadora e coordenadora adjunta da CNA/SP)

11h – PREVISÕES – CONDIÇÕES E OPORTUNIDADES – Célio Barros
Apresentadas as condições, são estudadas as oportunidades dentro do que as condições permitem. As previsões astrológicas são um conjunto de ferramentas para conhecermos e antevermos ciclos pessoais para que possamos nos precaver de situações de risco assim como aproveitarmos as condições favoráveis. Será abordado o papel do astrólogo como consultor, a importância dos ciclos e a polêmica astrologia horária.

12:00 h – A MECÂNICA CÓSMICA E O LIVRE-ARBÍTRIO – Constantino Riemma
Os ciclos cósmicos são todos definidos, previsíveis e, de igual modo, o cenário da existência humana em sua sucessão de dias e estações. Nascemos, vivemos e morremos em circunstâncias que ultrapassam nosso poder pessoal. Nesse quadro de “determinações celestes” somado aos condicionamentos culturais, religiosos, ideológicos, onde caberia o livre-arbítrio? A questão tradicional dos níveis do ser: físico, anímico e espiritual. A delicada relação entre consciência e mecanicidade. As nuances do conceito de livre-arbítrio entre a afirmação “Eu quero, eu posso” e a aceitação “Seja feita a Vossa Vontade”.

13:00 h – almoço

14:30h – AONDE COMEÇA A LIBERDADE? – Rui Sá Silva Barros
A liberdade para cristãos, renascentistas e movimento liberal. A descoberta das limitações: astrológicas, sociais, psicológicas e hereditárias. A liberdade como luta.

15:30 h – O CÉU DE 2010: O QUE PODE O INDIVÍDUO? – Márcia Mattos
O ano de 2010 nos oferece um quadro de tensões planetárias incomum. Crise e oportunidade se alternam a cada dia, a cada hora como efeito dessas dinâmicas tensões. O que fazer diante de tão poderoso desenho cósmico e de tão intensas influências coletivas? Qual o papel de cada um diante deste cenário?

16:30h – intervalo

16:45 h – O DIREITO AO MEU DESTINO – Robson Papaleo
Todos temos que entender nosso destino, a função para a qual fomos destinados desde o início de nossa vida. Podemos mudá-lo? É preciso temer nosso destino? Fui marcado pelos céus? A previsão é o destino sendo cumprido, mas posso mudar essa rota da vida delineada quando nasci?

17:45 h – UM OLHAR IMPLACÁVEL SOBRE A LIBERDADE – Oscar Quiroga
Liberdade é um conceito com o qual nós, humanos, enchemos a boca e do qual nos gabamos. Porém, sob um olhar implacável, não é difícil constatar o quanto chamamos de livres algumas questões que não o são. Destino é necessidade, liberdade é escolha, porém, quantas de nossas escolhas são realmente livres? Onde está a verdadeira liberdade, ou quando a mesma acontece? Esta é a pergunta crucial.

18:45 h – Encerramento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s