The Vertigo Tarot

The Vertigo Tarot, por Dave McKean e Rachel Pollack – DC / Vertigo

Arte

A arte desse Tarot é assinada pelo ilustrador Dave McKean, responsável também pelas incríveis capas da série de quadrinhos The Sandman, de Neil Gaiman (a minha série de quadrinhos favorita de todos os tempos). O trabalho de Mckean é instigante, perturbador, ainda que, sob meu ponto de vista, esteticamente agradável – opostos que em um trabalho artístico nem sempre são facilmente conciliáveis. Como sou fã do trabalho dele há muito tempo, tinha expectativas altas em relação a arte dos Arcanos, e realmente não me decepcionei. Toda a minúcia, o clima onírico, sombrio e inspirador – no melhor estilo McKean – encontra-se nas ilustrações. O verso das lâminas também é bonito, com uma ilustração criada especificamente para este fim.

A edição que possuo é a da foto acima: caixa (com o lettering em hot stamp), livro, saco de veludo negro para acomodar as cartas. Tudo perfeito até… chegar no Tarot em si. Para minha decepção, um erro primário no acabamento das lâminas: pode-se sentir as rebarbas nas laterais das cartas! Sim, as cartas apresentam resíduos de picotes, em um acabamento pobre e relapso, justamente no baralho! Cheguei a considerar uma ofensa um acabamento deste nível para um material tão bonito e intenso.

Ainda assim, trata-se de um belo Tarot para colecionadores e fãs de quadrinhos.


Simbologia

Este é um tipo de Tarot completamente descomprometido com a simbologia clássica, ainda que se possam encontrar algumas referências em alguns arcanos. A simbologia utilizada nas lâminas desse Tarot é reinterpretada, abstraída, até mesmo distorcida, e a proposta é que os personagens do selo de quadrinhos Vertigo assumam os papéis da maioria dos Arcanos Maiores de acordo com suas características e as suas histórias. Por exemplo, o Arcano sem número – o Louco – traz como personagem John Constantine (Hellblazer), pois ambos possuem um caráter desprendido, inconsequente e livre.

Não cabe aqui portanto, uma análise comparativa com a simbologia dos Tarots mais tradicionais. Quanto a relação de personagens da Vertigo utilizados nas lâminas, pode ser encontrada no próprio livro que acompanha o Tarot.

Anúncios

5 comentários sobre “The Vertigo Tarot

  1. Na realidade, eu também, Elias! mas como sou muito fã, e alguns Tarots tenho para coleção, nã pude resistir. Mas na hora de jogar, dou preferência àqueles que trazem uma simbologia mais tradicional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s