Gatos e Astrólogos

“Eu vivo para duas coisas: para Astrologia e para Rita”.

Nunca me esqueço dessas palavras de Valdenir Benedetti. Em nossas constantes conversas pelo Skype, quase que diárias em 2009, Rita – assim como a astrologia – era tema constante de nossas deliberações pela madrugada. Rita é uma gata preta, peluda, encontrada minúscula perdida em uma praia por Marcelo Brasil, amigo de Val. Essa bolinha peluda foi mais que um presente, se tornou a companheira e a paixão de Valdenir. Infelizmente Val não se encontra mais nesse plano de existência, e Rita encontrou um novo lar com seus familiares.

Valdenir Benedetti e Rita

A minha convivência no meio astrológico me fez descobrir muita gente neste grupo que compartilha da mesma admiração pelos felinos que eu.  Talvez o elemento em comum entre a astrologia e os gatos, que os conecta e desperta esse fascínio, seja o mistério que eles inspiram. Ambos são janelas para o infinito, para as possibilidades, para o velado a ser descoberto. Ambos são mestres no caminho da liberdade e da auto expressão.

Oscar Quiroga me comentou que “se mal não lembro, no Egito os gatos ajudavam a treinar a arte da telepatia e da visão astral“. Os Egípcios Antigos reconheciam nos gatos um aspecto da divindade, através da Neter Bast e outros Neteru felinos. Essa relação já foi abordada aqui no blog. Para saber mais sobre os gatos no Egito, clique aqui.

O grau de admiração entre os astrólogos e os gatos varia bastante em escala. Amanda Costa é apaixonada pelos felinos, e além morar com Nankin e Biscuit, coleciona diversos objetos temáticos em seu apartamento.

 

Amanda e Nankin

Já tive o prazer de ter aula de astrologia com esses dois. Nankin é muito sociável e adora astrologar… Já Biscuit é mais reservada e exclusivista, mantendo sua privacidade e discrição. Só se entrega mesmo para Amanda e Nankin.

 

Nankin e Biscuit

Há também astrólogos que mesmo não vivendo com gatos no momento, prezam especialmente a companhia felina. É o caso de Magali Suchy. Atualmente vivendo com um cão da raça dobberman, comenta: “Para mim, os gatos são os animaizinhos que mais comungam com nós humanos as mensagens telepáticas. Já tive o privilégio de ter comigo, na adolescência, um gato inteiramente negro chamado Veludo em alusão ao seu pelo brilhante que muito lembrava esse tecido, incríveis olhos verdes e uma língua vermelha sempre com a pontinha de fora. Mas o último que criei foi um angorá branco de olhos bicolores (azul e amarelo) que se sabia lindo e ficava fazendo “poses” para as visitas que se derretiam em elogios. […]. No entanto, quando sozinhos, ele ficava me observando, momento em que me passava a impressão que era uma ponte entre mim e outros Planos Existenciais. Também tinha a capacidade de harmonizar os ambientes, “limpando” as energias negativas ( acredito que essa é uma característica felina em geral).”

Gatinha alimentada por Alexey

Alexey Dodsworth, até pouco tempo atrás, alimentava uma colônia de gatos ferais na rua onde morava. De uma forma ou de outra, sua conexão felina se faz sempre presente. João Acuio, autor do badalado blog Saturnália, conviveu durante alguns anos com El Gatón, um siamês resgatado das ruas e promovido a Porteiro do Saturnália. El Gatón hoje ensina astrologia na Ponte de Arco Íris, mas encontra-se representado na figura do Gato de Lata. Acuio é taxativo em afirmar: “NUNCA CONFIE NUM ASTRÓLOGO QUE NÃO GOSTE DE GATOS.”

O Porteiro do Saturnália

Titi Vidal divide a sua vida – e sua profissão, como podemos ver nas fotos abaixo – com duas adoráveis felinas, Frida e Margarida. Essas duas gatinhas já foram assunto de várias de nossas conversas, além do que Margarida é praticamente igual a minha Celeste, e sempre nos divertimos com o fato.

 

Frida estudando Astrologia
Margarida e o Tarot

Cris Quiron, que além de astróloga é designer de jóias, também divide sua vida com felinos. Em sua loja on-line podemos encontrar diversas peças inspiradas nos astros e no zodíaco, mas os gatos também ganharam espaço em sua coleção.

 

Broche de prata Quiron Design
Sophia e Lily de Cris Quiron

Elias Mendes adotou recentemente sua primeira gatinha, Consuelo Colombo. Eles sempre narra, apaixonado, as aventuras dessa felina de personalidade forte. Clarissa de Franco divide sua casa com a linda gata Hanna, e Graziella Marraccini com os adoráveis Cleo e Kikko. Alfredo Madeira Jr. vive na companhia do garboso Shine.

Consuelo astrológica
Hanna, de Clarissa
Cleo, de Graziella
Kikko e as flores
Shine, de Alfredo

Paula Guerra tem formação veterinária e atualmente divide sua vida com Faraó, Alec, Talismã, Fortuna e a Mia. Paula coloca que “mais do que tudo, eu acho que astrológo (bem como todas as outras categorias de pessoas espiritualizadas) falam a lingua dos gatos,  lidam de igual para igual com os gatos, e precisam praticar a Astrologia como um gato.  Às vezes precisamos olhar pra um mapa como predadores (se “captar” a figura estiver nos escapando), às vezes como preguiçosos (se a figura for do tipo ansioso-maniaco), às vezes ronronar (se a figura estiver precisando de aconchego) e às vezes dar umas unhadas (se a figura for do tipo espaçoso). Mas no fim do dia, precisamos ter a capacidade de nos desvencilhar dos problemas alheios, achar um lugar só nosso, lamber o pelo, nos sentir bonitos, cuidar de nossas proprias vidas porque senão nosso desenvolvimento pára.”

Tatá, de Paula Guerra

Há também aqueles que estão construindo aos poucos sua ponte com felinos. Paula Salloti comenta: “eu amo bichos de um modo geral. Sou das defensoras ferrenhas de todas as espécies animais, e por esse motivo, vegetariana há mais de 20 anos. Mas minha paixão enorme é por cachorros. Com os gatos mantenho uma distância, é um universo que não acesso totalmente… O destino colocou em meu caminho há uns dois anos uma gatinha filhote abandonada. Trouxe para casa, ela se multiplicou e atualmente moram aqui cinco, fora os visitantes, rs. Ainda não tenho com eles a relação que tenho com os cachorros, mas sei que não é por acaso que aqui estão.”

Por outro lado, Petrúcia Finkler, que também é jornalista e atriz, morou anos em Chicago, onde adotou suas três companheiras felinas: Serena, Dolores e Morgana. Petrúcia está de volta ao Brasil, e junto dela vieram o marido e, é claro, as gatas.

 

Serena, Morgana e Dolores

Com Cecília Figueiredo, o caminho foi inverso: nos conhecemos primeiro através dos gatos, e depois descobrimos a paixão em comum pela astrologia. Hoje Cecília não trabalha mais com Astrologia, mas 1. não existem ex-astrólogos e 2. faço questão de citá-la aqui.

 

Sophia, de Cecília Figueiredo

Os gatos entraram em minha vida em função da astrologia. Ganhei minha primeira gata, a Lua, de minha professora na época, Tânia Rathman (que logo depois, acabou adotando, ela mesma, uma gatinha chamada Bianca.) Lembro também das aulas com Clóvis Peres, onde sempre havia uma pausa para comentarmos sobre as peripécias de nossos felinos.

Assim como a Astrologia, os gatos entraram em minha vida para ficar, e hoje percebo que existe uma profunda conexão entre eles.

 

Lua e eu.
Anúncios

23 comentários sobre “Gatos e Astrólogos

  1. uau, que massa. que post lindo. legal ver o Val por aqui. ando pensando muito nele. na força do cara.

    valeu pelo gatón! o gatón gosta de passear e isso fez mexer os bigodes dele.

  2. Adorei o texto e as fotos. Minhas meninas realmente adoram a Astrologia e o Tarô, estão sempre por perto dos mapas, das cartas e livros sobre o tema. 🙂

  3. Amei!!! Parabéns e muito sucesso para você! Atá achei que encontrei a foto de minhas meninas a Sophia e a Lilly, mas olhando de perto….É Nankin e Biscuit, parecem cópia das minhas pequenas. São Lindas!

    Beijos!

  4. Linda a Consuelo ali =), ofuscou toda a postagem. E quantos gateiros-astrológicos, nossa!

    Agora vou anotar aquela citação que você colocou da Paula Guerra e vou ficar repetindo igual a um mantra. Nunca vi ninguém sintetizar tão bem nessa analogia com a “vida de gato” a “vida de astrólogo”.

    Beijo

  5. Gi!! Estava realmente faltanto alguém com um conhecimento tão profundo desses dois universos: gateiro e astrológico para fazer essa ponte!! Fechou!!! Somos todos privilegiados por desfrutarmos de duas experiências tão ricas e plenas… Faço coro dessas características em comum que ambos despertam em nós… a irreversibilidade, o conhecimento da natureza da vida e o profundo amor.
    Um beijo bem grande!!

    1. Maria, adoraria conhecer a Jade e inclui-la no post!
      Se quiser, envie a foto para gianeportal@gmail.com

      Publiquei as fotos dos gatos dos astrólogos com quais mantenho uma relação pessoal, ou que responderam ao meu e-mail sobre o assunto na Central Nacional de Astrologia 🙂

  6. Nossa Giane, amei… mas o Elias está redondamente enganado: o Tatá é de longe o mais bonito…. e continua aprontando, ontem comeu 2 clips de metal.
    Não sei a data de nascimento dele, mas com certeza é Ascendente Dragão.

    abraços a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s