Arcano IV – O Imperador

O Imperador - Tarot de Crowley

Símbolos Essenciais

Um homem coroado sentado em um trono, portando cetro e orbe. As pernas cruzadas formam o número 4, e o escudo com a figura da águia encontra-se no chão, a seus pés.

_____________________________________________________________

Significados

(Nei Naiff – Tarô, Vida e Destino)

Material: poder, realização, imposição, status, força da autoridade pessoal, controle, capacidade, estabilização, continuidade, fusão
Mental: ideias objetivas e práticas, convicção, automoralidade, limitação, estagnação
Sentimental: possessividade, opressão, arrogância, falta de carinho e atenção, confiança em si mesmo, intolerância
Espiritual: ausência de fé, compreensão e/ou paz interior, não há crença, só acredita em si próprio

Obs: O Imperador é uma carta que pode indicar tanto a conquista de um objetivo, quanto estabilização ou estagnação. É um Arcano amoral, que estimula a produção do controle. Mostra a vitória da vontade, a realização a qualquer custo – a força do ego independente dos limites pessoais impostos pela sociedade. A visão é unilateral e pode faltar compreensão da necessidade do todo e dos processos do destino.

_____________________________________________________________

(Jana Riley – Tarô Dicionário & Compêndio – extract)

Arrien: O Princípio do Poder Pessoal e da Liderança. O Pioneiro, Construtor, Fazedor, Visionário. O poder de possuir e demonstrar seus próprios dons paternais, liderança e capacidade de tomar conta de si mesmo.

Crowley: (…) Despeja água em ti mesmo: portanto, tu deves ser uma Fonte para o Universo / Está presente em cada Estrela /Atinge todas as possibilidades.

Fairfield: A identificação com uma força que tem uma grande parte de poder no mundo. De fato, você pode ter escolhido desistir de parte de sua individualidade ou diferença para se identificar com esse poder. Tendo assumido um compromisso para subir ou cair de acordo com o sucesso de tal poder, é de sua própria vantagem energizar e apoiá-lo.

Greer: Princípio da Força da Vida e da Realização do Poder. Arquétipo do pai, patrão e figuras de autoridade. Faz regras, estabelece limites, define e analisa. Onde possuímos nossa autoridade (ou a investimos em outro). Assertivo, poderoso, inovativo.

Noble: Separação. Um símbolo do Patriarcado na sua forma ativa. Sempre uma figura de autoridade buscando estabelecer controle e domínio. Estar em conflito com uma estrutura patriarcal tempestuosa do mesmo tipo, provavelmente rigidez, ou mesmo má fé. Um confronto com a autoridade ou alguma parte de si que está rígida ou com medo.

Sharman-Burke: O Pai-Terra. Ao baixar as cartas, pontos de sucesso material e estabilidade. Autoridade, ambição e ganho ou realização mundanos.

Stewart: Poder criativo ilimitável. Um período de oportunidade de grande benefício. Ou oportunidades para o relacionamento entre a vida interna e externa e a consciência. Pode indicar paternidade ou envolvimento em situações onde o papel paterno é assumido com sucesso.

Waite: Executivo e realização, o poder deste mundo. O domínio do pensamento em vez do mundo animal, mas não conscientemente a sabedoria derivada de um mundo superior. O poder viril — a vontade em sua forma personificada — ao qual a Imperatriz responde. Estabilidade, poder, proteção, realização.

Wanless: Lei da Construção. Construir no mundo material. Ter um objetivo, fazer um plano, decidir e realizar.

Wirth: O Príncipe Mundano que reina sobre as coisas concretas e corporais. A substância da alma obscurecida por meio de sua encarnação e mantida cativa no centro mesmo da matéria no qual deve funcionar para obter novamente sua liberdade. O poder que dá e espalha a vida, gentileza criativa que traz para a existência o princípio da vida, luz criativa compartilhada entre as criaturas e condensada no centro de cada individualidade.

Riley: Fazer Acontecer. Indica que a energia está sendo ordenada, formada e realizada no plano físico, suas intenções estão sendo manifestadas, e o trabalho sendo realizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s