A Diferença entre Signos e Constelações

Pode ser vista na ilustração abaixo feita por mim (imagem original aqui)

diferença entre signos e constelações
diferença entre signos e constelações

Observação: a ilustração não mostra os graus dos signos em sua exatidão, apenas uma representação aproximada. Observe a posição das constelações (em branco) e dos signos (em azul).

Como expliquei anteriormente, o primeiro signo, Áries, começa a partir do ponto vernal (para o hemisfério norte) – que hoje se encontra na constelação de peixes. Observe também que as constelações não tem a mesma extensão, portanto nunca os signos coincidiram perfeitamente com elas.

Complementando o post anterior, acrescento que o fato dos signos terem todos 30 graus significa que eles tem a mesma duração. No caso do signo solar, que é o que todos conhecem como sendo seu signo, 1 grau equivale aproximadamente a 1 dia.

Uma curiosidade: devido a um fênomeno chamado precessão dos equinócios, o ponto vernal vai mudando de lugar com o passar dos milênios. Quando o ponto vernal estiver na constelação de Aquário > ou seja, quando os astrônomos da vida estiverem dizendo que a Astrologia está errada – “que se você é Ariano na verdade  seria Aquariano!”,  a humanidade terá chegado na tão famosa Era de Aquário.

Acrescento ainda os seguintes artigos que podem ajudar a compreender o que são signos e como eles funcionam:

Do meu Blog:

O que é um Mapa Astral? (explica o que são signos)
As Mudanças no Sistema Solar implicam em Mudanças no Mapa Astral?

Veja também:

Mais  informações sobre o que são signos (blog Gui Salviano)
Precessão dos Equinócios

Anúncios

5 comentários sobre “A Diferença entre Signos e Constelações

  1. […] Explico: o signo de Áries não é a constelação de Áries. Não é a luz das estrelas da constelação de Áries ou suas influências magnéticas que fazem a pessoa ser ariana. O que ocorre é o que signo de Áries corresponde aos primeiros 30 graus na eclíptica a partir do ponto Vernal (no hemisfério norte) ou Outonal (aqui no sul). Dessa forma, a simbologia atribuída a este signo nada mudou. No caso da Astrologia Oriental / Védica, não tenho conhecimento, mas acredito que seus cálculos acompanhem a precessão. Porém, os significados atribuidos aos signos e posição solar são diferentes dos da Astrologia Ocidental. Entenderam ou querem que eu desenhe? […]

  2. Gostei muito do site. Estudei astrologia algum tempo e, infelizmente, não sei o bastante. Vejo essa ciência como dificílima, do ponto de vista interpretativo, e sempre pode-se aprender mais.
    Gostaria de receber informações e artigos sempre que possível.

    grata

    janete netto

    1. Oi Janete! A astrologia é uma vertente de conhecimento infinita, estamos todos sempre estudando e aprendendo com ela, mesmo aqueles mais experientes! Quanto a artigos, eventualmente publico aqui no blog, basta assinar para receber as atualizações por email. Recomendo também o site da CNA – Central Nacional de Astrologia – que contém artigos diversos e está em constante atualização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s