Os Signos não Mudaram

De vez em quando a polêmica reacende: os signos do zodíaco estão errados, na verdade se você é de Áries seria de Peixes, existe um décimo terceiro signo chamado Ofiuco, etc etc etc.

Veja aqui a última manchete com a suposta “novidade”. E agora virou tese!

Bem, deixem-me reexplicar as coisas do ponto de vista da Astrologia Ocidental Trópica, que é a mais difundida por aqui. O que sempre me impressiona nessas notícias é a total ignorância dos astrônomos em entender do que se trata um SIGNO do ponto de vista da astrologia.

Para certa turma da Astronomia, com amor!
(mas se você não é astrônomo e quiser ler para entender, fique muito a vontade!)

Sim, queridos, nós sabemos o que é o fênomeno da precessão dos equinócios. E sim, nós também sabemos a cerca da existência Ofiuco. O que vocês não sabem, ou se sabem fazem questão de não divulgar, é que o Zodíaco utilizado na astrologia Ocidental é um zodíaco racional, baseado em áreas celestes e não nas constelações. OK, há 3.000 anos atrás havia uma certa relação entre o posicionamento das constelações e os nomes dos signos. Entretanto, se não fosse assim, como cada signo teria 30 graus, em vez de ter tamanhos variados, conforme as constelações? Hã?

Explico: o signo de Áries não é a constelação de Áries. Não é a luz das estrelas da constelação de Áries ou suas influências magnéticas que fazem a pessoa ser ariana. O que ocorre é o que signo de Áries corresponde aos primeiros 30 graus na eclíptica a partir do ponto Vernal (no hemisfério norte) ou Outonal (aqui no sul). Dessa forma, a simbologia atribuída a este signo nada mudou.

No caso da Astrologia Oriental / Védica, não tenho conhecimento, mas acredito que seus cálculos acompanhem a precessão. Porém, os significados atribuidos aos signos e posição solar são diferentes dos da Astrologia Ocidental.

Entenderam ou querem que eu desenhe? 🙂

Anúncios

7 comentários sobre “Os Signos não Mudaram

    1. hahahhahahaahah que bom que não me encaixo na categoria de pessoa normal. Mas tem coisas que não tem como simplificar ainda mais, tem que entender um pouquinho mesmo para conseguir acompanhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s