Iemanjá, Nossa Senhora dos Navegantes

Sempre me pergunto por que a imagem mais popular de Iemanjá, uma orixá das religiões afro, é a de uma mulher BRANCA num país de maioria negra e mestiça. Vejamos essa outra representação mais de acordo com suas origens:

É notável a diferença na caracterização. Agora vamos comparar a primeira imagem com essa aqui abaixo, da Nossa Senhora dos Navegantes:


A primeira representação parece ser um “mix” entre a Iemanjá original de fábrica e sua correspondente católica no sincretismo! Une a sensualidade da africana, porém envolta em véus  azuis e de pele clara, como a católica. O filá é substituído por uma tiara com uma estrela, fazendo um “link” com a auréola de estrelas da Nossa Senhora dos Navegantes. Que tal?

A propósito, pesquisando sobre Nossa Senhora dos Navegantes, achei esse site com uma listagem de diversas Nossas Senhoras. O catolicismo se define com uma religião monoteísta, dizendo haver um único Deus. Agora, qual é a diferença entre cultuar uma infinidade de Nossas Senhoras e Santos com as religiões politeístas? Na prática, nenhuma, né? Porque eles até podem não ser considerados deuses, mas são reverenciados como entidades com poderes sobrenaturais.  O que, novamente, na prática, não difere muito do conceito de “deus’ em alguns sistemas mitológicos ou religiosos como o Grego, Romano, Mesopotâmico, Nórdico, Africano etc a não ser pelo fato de que a imortalidade foi substituída pela eternidade.  Alguns apontarão também o panteão egípcio, mas faço uma ressalva: o povo egípcio acreditava em um único deus, e os NETERU eram na verdade aspectos dessa divindade, fossem eles bons ou maus; mas tudo era representação da mesma fonte. E essas faces, ou aspectos, foram erroneamente traduzidas como “deuses”.

Na prática, através do sincretismo, o catolicismo conseguiu abocanhar diversas religiões e sistemas mitológicos no mundo! Você vai encontrar um santo para cada milagre que você precise na sua vida! Exatamente como nas religiões pagãs!

Anúncios

Um comentário sobre “Iemanjá, Nossa Senhora dos Navegantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s