Rider Waite Tarot Enigmas – Os Arcanos Espelhados, Parte 2

A Morte e o Sol
Transformação que leva ao sucesso / Morte X Vida

Nas duas cartas, vemos o personagem montado em um cavalo branco, ambos voltados para a mesma direção. Tanto o elmo da Morte como a guirlanda da criança possuem a mesma pena vermelha (seria a mesma criança de túnica azul que se encontra ajoelhada aos pés da Morte?). Ambos personagens portam flâmulas / bandeiras. Atrás do personagem da carta do Sol, temos um muro, na Morte, um elevado que transmite  a mesma sensação. No centro da carta do sol temos o astro emanando raios, no centro da carta da Morte temos, estampada na bandeira, a  Rosa Mística com suas pétalas também formando radiais.

04

 

O Mago e a Força
 Aspiração que leva ao triunfo da vontade / Manipulação X Imposição

Ambos usam túnicas brancas e sobre suas cabeças pairam lemniscatas. As flores que emolduram a lâmina do Mago se encontram na guirlanda e no cinto da Força.  Tanto o Mago como a Força usam adornos na cabeça (faixa e guirlanda) e na cintura (serpente e flores). Logo abaixo da cintura, um elemento grande a sua frente (mesa e leão).

03

Anúncios

6 comentários sobre “Rider Waite Tarot Enigmas – Os Arcanos Espelhados, Parte 2

  1. Giane, é esse trabalho iniciático de percepção do que está subentendido nas Cartas do Tarot que eu Ivan Mir e Alcides de Paula Chagas Neto fazemos aqui em Belo Horizonte.
    Por exemplo: você já reparou na Carta da Morte, do Rider Waite,: por que será que um Esqueleto precisaria de uma armadura? E várias outras questões que passam despercebidas.
    Um abraço,
    Ivan Mir

    1. Oi Ivan! Muito interessante a colocação. Nos meus posts anteriores fiz algumas relações entre as simbologias dos arcanos, acho bem intrigante isso tudo… Estou pesquisando também bibliografias a respeito. Vou acompanhar também seus estudos, grata!

  2. Temos um Curso de Tarót Iniciático aqui em Bleo Horizonte, a nossa linha vem da Antiga Escola do Tarot e o Encontro de Tarólogos e Simpatizantes, no intuito de reunir as mais variadas tendências.

  3. Há outras estudos que se pode fazer: a mesa do mago, o báculo do HIerofante, as três janelas da Carta da Torre, o muro da Carta do Sol, as figuras da carta da Roda da Fortuna que depois vão aparecer na Carta do Mundo. Isso dá pano para uma mangueira,rs! O que é fascinante, pois o Tarot possui uma lógica instrínseca que cabe a nós decifrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s