Outro Clipe Astrológico

“Aries, Cancer, Leo, me oh my it’s like I’m high,
But it seems the people in my mental specialize in signs”

A letra é um rap difícil-de-entender, mas preciso fazer um preâmbulo antes de resumi-la. Muitas vezes a astrologia é abordada de forma bastante determinista, especialmente por pessoas que não estão familiarizadas com sua prática. Essa visão determinista pode ser resumida na ideia de que tudo o que você é e viverá em sua vida já está escrito. Naturalmente, isso não é verdade, pois a Astrologia trata-se de um sistema simbólico e o símbolo pode se desenvolver em direções diferentes, porém análogas.

Além disso, em horóscopos publicados em jornais e revistas, encontramos apenas as descrições para os signos solares, o que consiste em uma parte muito pequena do mapa natal. Naturalmente, nem todos os taurinos são similares em todos os aspectos, assim como nem todos os arianos, aquarianos… Isso porque o mapa completo leva em consideração muito mais que apenas o signo solar.

Dito isso, a letra fala sobre algum tipo de maníaco / criminoso / assassino que diz que não é culpado por seus crimes, porque tudo é uma questão de alinhamentos planetários. É uma crítica válida à maneira superficial a qual a Astrologia é comumente apresentada, como se não tivéssemos absolutamente nenhum controle sobre nossas ações. Claro que a máxima “Os astros inclinam, mas não determinam” não foi levada em consideração. Mas ao que parece, nem mesmo os próprios astrólogos sempre se pautam por este famoso aforismo de Morin de Villefranche.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s