O Gato como Animal de Poder

foto: fofurasfelinas / giane portal

O que é um animal de poder?

No Xamanismo, acredita-se que existe um espírito animal que o acompanha; ou que seu espírito teria também uma forma animal. Este é seu animal de poder. Se você se transformasse em algum animal, seria este.

Seu animal de poder mostra como você age e caça no mundo, a forma como você se defende e como se comporta em situações limite. O homem age inconscientemente como um animal, então precisa aprender a se afinar com ele, tê-lo ao seu lado. Você possui, instintivamente, as mesmas características do o seu animal de poder. Muitas vezes, você pode possuir até traços físicos do mesmo.

Depois do primeiro contato com o animal de poder, realizado através de viagem Xamânica, inicia-se um estudo que irá pela vida a fora. Uma vez travado o primeiro contato, ele confirma que é mesmo seu animal de poder, através de aparições inusitadas ou simbólicas. Você pode avistar o animal em si, ou em imagens, programas de tv, etc. A confirmação geralmente acontece na mesma semana em que é realizada a viagem.

Você deve aprender os sons do animal de poder, seus movimentos, pesquisar o animal biológico e adaptar para o humano. Você deve observar seu comportamento, descobrir suas qualidades e fraquezas e entender que essas características são latentes em você. Você deve ir em busca da cura e, principalmente, aprender a usar a força que vem deste animal. Trabalhar com seu animal de poder é ampliar seu auto-conhecimento.

foto: fofurasfelinas / giane portal

O Gato como Animal de Poder

Quem tem o gato como animal de poder possui as características que todos podemos observar nestes felinos, estejam elas desenvolvidas, latentes ou até mesmo reprimidas. O gato é um animal magnético e misterioso, que muitas vezes assusta por conseguir enxergar através da alma… Elegante e altivo, o gato tem o dom da invisibilidade, mas também sabe chamar atenção para si. Desperta reações fortes nos outros, sejam elas positivas ou negativas. Gosta de brincar e é sedutor, sem perder a classe. Sabe desfrutar das coisas boas, possui uma languidez só sua, é charmoso, estratégico, curioso e atento. Enxerga bem no escuro e tem flexibilidade. Esgueira-se macio, gosta de conforto, entrega-se todo a uma preguiça gostosa, mas no momento seguinte já está pronto para a caça. Nunca perde a pose, tem seu orgulho. É desconfiado, escolhe muito bem a quem entregar seu afeto, mas quando o faz é de forma incondicional. Ama sem se submeter, sem obedecer, sem deixar de ser.

Segundo os significados tradicionais do xamanismo, a medicina do gato está associada aos seguintes dons/características: capacidade de ver o invisível, proteção, habilidade de lutar quando se está encurralado, habilidade para sonhar, habilidade para agir com decisão no momento certo, entendimento sobre mistérios, sensualidade, auto confiança, limpeza, visões místicas, independência, completude, prudência, cautela, muitas vidas, orgulho, soberba, astúcia. O gato também representa o amor, e é cúmplice na meditação.

Os gatos são muito independentes: você nunca poderá possuir um gato, ele te permite amá-lo e cuidá-lo, mas sempre sob seus próprios termos. Eles vêm e vão de acordo com sua própria vontade.

Seguem algumas citações que reuni sobre o Gato como Animal de Poder. Infelizmente não possuo mais os créditos:

“Se o gato é seu animal de poder, então há magia e mistério em sua vida. Você é independente e um pensador livre. Provavelmente, você se sinta energizado na noite. Aceita ficar com alguma pessoa ou em alguma situação somente até sentir-se aborrecido”.

“O gato é um animal que combina um alto grau de sensualidade com uma natureza profundamente psíquica e espiritual. Ele nos lembra que os mundos espirituais e físicos não são separados, mas um só. Observe quando o seu gato não chega perto de alguém. Talvez é para você também não querer esta pessoa por perto”.

“Um dos ensinamentos que o Gato nos transmite, ou a sua medicina de Cura, é a da consciência, do conhecimento e da sensibilidade. Com seu jeito manso, observador atento a tudo e a todos, ao visível e ao invisível, o Gato nos ensina como ficar na espreita para perceber tudo o que estiver envolvido na questão, antes de tomarmos qualquer decisão. Esses animais também estão associados ao ‘outro mundo’ – vêem e trabalham com espíritos – e isso pode representar, para as pessoas que tem o Gato como Animal Totem, uma atração e facilidade com o oculto e misterioso. Outro ensinamento que o Gato nos oferece é o de ser um observador do momento que se está vivendo, sem se envolver ou emitir qualquer espécie de julgamento ou preconceito, antes de tomar qualquer decisão”.

foto: fofurasfelinas / giane portal

Mais informações sobre Animal de Poder, nesses posts:

22 comentários sobre “O Gato como Animal de Poder

  1. Hoje tive uma das maiores experiencias da minha vida! Um encontro com o meu animal de poder e é um gato preto!! *-* Simplesmente fantastico!

  2. Meu animal de poder é um gato preto, antes de saber queria a coruja mais estou super feliz em saber que é um gato, muitos falam que eu tenho o olhar forte de um felino ADORO..rsrs.
    Um dia estava meditando com uma amiga ela viu meu animal em cima da mesa eu achei estranho ela conseguir ter visto ele, disse que era preto e muito grande.

  3. Olá, muito interessante o artigo sobre os gatos. Estava navegando e pesquisando um pouco mais sobre isso, pois desde que me entendo por gente, sou cercada de gatos, geralmente quando estou em situações de extremo perigo ou de sucesso. Há alguns anos que percebi isso, então serve de alerta para momentos de perigo que não imaginava estar passando. O que li acima se encaixa perfeitamente comigo, principalmente o: “Você é independente e um pensador livre. Provavelmente, você se sinta energizado na noite. Aceita ficar com alguma pessoa ou em alguma situação somente até sentir-se aborrecido”
    Gostaria de saber um pouco mais sobre isso. Detalhe: minha primeira tatuagem foi um felino, me dei conta anos depois…

    1. Oi Vanessa, que linda e poderosa a sua conexão! A melhor forma de aprender mais sobre isso é convivendo com um felino, estudando seus hábitos, personalidades, reações… a natureza nos ensina! Você chegou a fazer algum tipo de ritual para descobrir se o gato é seu animal de poder? Um abraço!

  4. Eu participei de uma cerimônia xamânica para descobrir meu animal de poder, e acabei vendo o gato, porém eu pensei que era meu ego, embora eu nunca pensasse no gato como meu animal. Porém em outra cerimônia xamânica, do fogo sagrado, pude visualizar vários gatos no céu, senti gatos andando perto de mim, e no final até um gato de verdade veio até mim (pena que eu tomei um susto e o assustei), e até vi uma certa divindade ligada aos gatos.

  5. De verdade não sei se meu animal de poder seria um gato, mas toda vez que peço ajuda espiritual sonho com animais e até hoje nunca entendi seus recados, mas deixando isso de lado, estou postando porque no decorrer dessa semana, todos os dias eu vejo um gato meio parecido com a raça siamesa, mas mas claro acinzentado parado na minha porta de jardim pro quintal, é sempre o mesmo, não muda forma ou posição e fica me olhando, sempre lá, não sei o que isso pode significar, é a primeira vez que vejo um animal se manifestar de forma tão clara, então estou curiosa!!!! Alguém pode dar um palpite ou ajudar-me com isso!!! Grata

    1. Oi Thathy, sobre os sonhos você pode encontrar o simbolismo dos animais em bons sites de xamanismo. A respeito do gatinho que está te observando, do ponto de vista prático pode estar apenas curiosos ou querendo fazer amizade, do ponto de vista energético a entrada do gato em nossas vidas corresponde a momentos de interiorização, desenvolvimento de independência e auto confiança. Um abraço!

  6. Muito boa seu site…

    Desenvolvo vivências de Resgate do Totem Animal na Serra da Mantiqueira no interior de São Paulo, e acredito que cada ser que traga uma luz de consciência sobre o assunto dos poder dos animais traz também o regate da conexão natural que temos como nossa própria natureza.

    Ahow!!!!!

  7. Eu acredito que o gato seja meu animal espiritual, já vi em muitos lugares vários testes e eles sempre me apontavam o gato, e eu tenho as características daí…

  8. Tudo isso que fala sobre o gato é verdade pois conheci uma pessoa que tinha todas essas características edescobri tudo mesmo sem conhecer o que era o animal de poder, adorei!

  9. ”No Xamanismo, acredita-se que existe um espírito animal que o acompanha; ou que seu espírito teria também uma forma animal. Este é seu animal de poder. Se você se transformasse em algum animal, seria este. ”

    Ensinamento semelhante ao da Igreja Messiânica Mundial, herança do xintoísmo que fala sobre o espirito animal.

  10. Por ver referências em vários lugares, (raves, mandalas em casa de amigos) mesmo que acidentalmente e apenas curiosidade comecei a pesquisar sobre xamanismo.
    Pesquisei matei a curiosidade… e segui com a vida kkk Mas recentemente por algum motivo comecei a me interessar novamente… tipo, segunda feira agora me veio essa curiosidade mais uma vez. E 10 minutos atrás cheguei ao ponto de pesquisar “Xamanismo Lages/SC local” e de forma meio ignorante “encontrar Xamã Lages SC” (kkkkkkk). Estou realmente interessado em descobrir meu animal de poder, algo em mim me diz pra fazer isso, talvez instinto… ou talvez meu próprio animal de poder quer que eu saiba que ele exista kkk
    Iria de boa em qualquer reunião do gênero… mesmo sozinho, sem conhecer ninguém, e sabendo pouco sobre. Meio que que sempre fui assim: auto-suficiente. Raramente procuro companhia pras minha loucuras.
    Estou pensando seriamente em ir num lugar vazio, sem ninguém, e no meio da natureza pra tentar o método pra descobrir meu animal de poder… aquele que você postou em “despertando seu animal de poder”. Minha família tem um sitio… vou lá, deve servir.
    Tenho pensado que pode ser um gato por que bem antes de saber que xamanismo existia, bem antes mesmo, já vivia dizendo “- puta que pariu, na minha vida passada eu com certeza fui um gato”. Adoro dormir, não sou nem um pouco carente, sou curioso, e vivem dizendo que tenho olhos de gato. Tenho um gato em casa… Sofia, e posso dizer que se pudesse teria a mesma rotina que ela… uma historia curiosa: certa vez, enquanto tentava dormir em um beliche na cama de baixo, eu vi um pedaço de fio que tinha descosturado do colchão de cima. Fiquei meia hora, (meio que inconsciente do que tava fazendo kkk) , batendo naquele fio, e observando ele balançar, de um lado pro outro. Não consegui dormir enquanto o fio tava lá kk na mesma hora que me dei conta da retardadice que estava fazendo disse em voz alta “karalho, eu sou um gato”.
    Também, entre outras coisas sinistras… gatos vivem aparecendo pra mim. Já encontrei 3 gatos mortos no quintal da minha casa.. em épocas diferentes. Ate no meu trabalho uma um gato inventou de ir morrer uma vez. Já ate mesmo atropelei um gato (com um carro da auto escola ainda por cima) que literalmente, pulou no carro kkk (morreu). Ate hoje não terminei de tirar minha habilitação.
    Outra coisa curiosa é que quando eu era criança, eu não podia ver um gato que eu corria atrás dele, e não sossegava ate pega-lo e conseguir ficar esmagando ele de tanto apertar kkk Claro, ficava arranhado e as vezes mordido.. mas a única que ligava pra isso era minha mãe.
    Mas mesmo tendo acontecido tudo isso com gatos e eu, nunca cheguei a sonhar com um, como aponta em certos artigos que é um dos sinais de qual é seu animal de poder.
    … acho que escrevi demais… mas bem, agora já escrevi kk
    … você que leu… o que acha? devo prosseguir em fazer o ritual do despertar do animal de poder… ou é de certeza um gato mesmo? kk

Deixe um comentário